segunda-feira, 12 de abril de 2010

Petiscos do dia - 12 de abril



Dilma começa a semana com agenda no Ceará: a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, desembarcou nesta segunda-feira, 12, em Fortaleza, Ceará, onde terá agenda até terça-feira. Em solenidade nesta noite, às 19 horas, Dilma receberá o título de “cidadã fortalezense” na Câmara Municipal da capital cearense. E na terça-feira, a petista terá um almoço com mulheres empresárias de Fortaleza, no Hotel Gran Marquise.

A presença de Dilma no Ceará gerou bastante incômodo para a oposição, o que ficou bastante visível na declaração do senador tucano Tasso Jereissati, que disse que a visita de Dilma ao estado é uma afronta para o pré-candidato do PSB à Presidência da República, Ciro Gomes. O que Tasso talvez não saiba ou tenha se esquecido é que Dilma e Ciro têm uma excelente relação, tanto pessoal quanto política, o que mostra que sua declaração é um tanto quanto infundada.

Inclusive, na política regional, o PT está apoiando a reeleição do atual governador, Cid Gomes (PSB), o que também vem gerando um amplo descontentamento entre os tucanos. De acordo com uma reportagem do jornal ”Diário do Nordeste”, publicada nesta segunda-feira, 12, apenas 3 deputados da bancada tucana da Assembléia Legislativa do Ceará compareceram ao lançamento da pré-candidatura de Serra em Brasília, no sábado passado, mesmo com o PSDB bancando todas as despesas dos parlamentares.

Líder do governo na Câmara critica discurso de Serra: nesta segunda-feira, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), criticou o discurso do pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra, no ato do último sábado. Em seu discurso, Serra criticou o governo Lula e o PT, acusando-os de tentar “dividir o Brasil entre Norte e Sul”.

Para Vaccarezza, “o ataque [de Serra] ao Lula é de uma desonestidade política sem tamanho, pois o país só se unifica, tanto nacional, quanto internacionalmente. Depois, é de uma arrogância muito grande, um candidato que reuniu em torno de si apenas PPS, PSDB e DEM, falar que é da unidade do Brasil”. O líder do governo ainda destacou que uma candidatura nunca conseguiu reunir tantas forças políticas quanto a candidatura de Dilma à Presidência.

Pimentel deve oficializar pré-candidatura ao governo de Minas: de acordo com uma informação do deputado federal Miguel Corrêa (PT-MG), em sua página do serviço de microblog Twitter, a pré-candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, ao governo do estado de Minas Gerais deverá ser oficializada nesta segunda-feira. A mensagem diz: “hoje, às 18hrs faremos a inscrição da candidatura do nosso companheiro @pimentelminas!! Rumo à vitória!”.

O prazo para inscrição das pré-candidaturas ao governo do estado de Minas termina nesta segunda-feira, de acordo com informações do PT mineiro. A priori, a data-limite para as incrições era na segunda-feira passada (5), mas em função das negociações entre os dois principais pré-candidatos da legenda, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel e o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, acabou sendo adiada para esta segunda-feira.

Após decisão do STJ, ex-governador Arruda é solto: na tarde desta segunda-feira, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por oito votos a cinco, pela soltura do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. O ex-governador e ex-filiado ao DEM estava preso desde fevereiro, por tentativa de suborno ao jornalista Edson Sombra, testemunha do processo investigativo sobre o esquema de corrupção no Distrito Federal.

O relator do inquérito, ministro Fernando Gonçalves, declarou que não há mais razões para a prisão preventiva de Arruda. Vale destacar, neste sentido, que a decisão do STJ contrariou a posição do Ministério Público Federal, que enviou um requerimento pedindo a manutenção da prisão do ex-governador do DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário