terça-feira, 1 de junho de 2010

Dilma abre larga vantagem sobre Serra no Rio, revela Ibope



Confirmando o cenário de favoritismo da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, no terceiro maior colégio eleitoral do país, indicado pela pesquisa Vox Populi há duas semanas, o Ibope divulgou nesta terça-feira, 1º de junho, seu levantamento que mostra a petista bem à frente dos seus adversários no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o levantamento do Ibope, Dilma lidera com folga a corrida presidencial dentre os eleitores do Rio, com 44% das intenções de voto. Enquanto isso o seu principal adversário, o tucano José Serra (PSDB), tem 27% das intenções de voto e Marina Silva (PV) tem 10%.

Percebe-se, assim, que Dilma tem 7 pontos percentuais a mais que a soma das intenções de voto dos seus dois principais oponentes, o que reforça o quadro de otimismo para a candidatura governista, especialmente se levarmos em conta o tamanho do eleitorado fluminense. De acordo com o Ibope, 23% dos eleitores declararam voto em branco, nulo ou ainda estão indecisos sobre o seu voto. É interessante destacar que a pré-candidata do presidente Lula lidera em todas as regiões do estado (capital, região metropolitana e interior), sendo que seu melhor desempenho ocorre na capital, onde tem 46% das intenções de voto.

À medida que vai se afastando da capital, Dilma tem menores intenções de voto, mas sempre acima dos 40%, o que lhe dá uma ampla vantagem sobre o tucano José Serra. De acordo com os números do Ibope, a petista alcança 43% das intenções de voto na região metropolitana do Rio de Janeiro e 41% no interior do Estado. Serra, por sua vez, faz o caminho oposto: é mais forte no interior, onde tem 36% das intenções de voto (ainda assim ele fica abaixo de Dilma), frente a 29% da região metropolitana e 21% na capital do Estado. Ou seja: enquanto na capital a vantagem de Dilma sobre Serra é de 25 pontos percentuais, no interior do Estado é de 5 pontos percentuais.

Isso faz com que, na média, a petista esteja 17 pontos percentuais à frente do tucano nas intenções de voto dos eleitores do Estado do Rio. É interessante destacar que o excelente desempenho de Dilma no Rio se faz sentir também pela pesquisa espontânea. Nesse sentido, de acordo com os dados do Ibope, na pesquisa espontânea Dilma tem liderança absoluta, com 19% das intenções de voto, enquanto o tucano alcança 8% das intenções de voto nesse mesmo cenário.

Cabral lidera corrida pelo Palácio das Laranjeiras
O Ibope também avaliou a intenção de voto dos eleitores fluminenses na corrida pelo governo do Estado e, confirmando pesquisas anteriores, o atual governador Sérgio Cabral (PMDB) mantém o favoritismo, com 43% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-governador Anthony Garotinho (PR), com 21% das intenções de voto, seguido por Fernando Gabeira (PV), com 12% das intenções de voto. É importante destacar que, de acordo com resolução judicial emitida no final da semana passada, o ex-governador Garotinho está com sua pré-candidatura temporariamente suspensa.

De acordo com os números do Ibope, o governador Sérgio Cabral tem um excelente desempenho na fatia do eleitorado que ganha entre 1 e 2 salários mínimos, onde alcança 45% das intenções de voto. Entre aqueles que ganham um salário mínimo, Cabral aparece com 28% das intenções de voto. O verde Gabeira, por sua vez, tem seu melhor desempenho entre o eleitorado que se situa na faixa de renda entre 5 e 10 salários mínimos mensais, onde ele aparece com 48% das intenções de voto.

Na disputa pelo Senado, o Ibope mostra que o senador Marcelo Crivella (PRB) e o ex-prefeito César Maia (DEM) levam a melhor. Crivella aparece com 26% das intenções de voto, contra 24% do ex-prefeito. Em terceiro lugar aparece o nome do ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), com 8% das intenções de voto, seguido de Jorge Picciani (PMDB), com 4% das intenções de voto. Como era de esperar, César Maia é mais forte na capital e na região metropolitana do Rio, enquanto Crivella é mais forte no interior.

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 19 e 21 de maio, sob encomenda do Sindicato Nacional dos Condutores da Marinha Mercante e Afins. Foram feitas, ao todo, 812 entrevistas . A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

Um comentário:

  1. È inverdade,no RIO DE JANEIRO ela não está a frente de Serra.Aqui ela TEM VOTOS,MAS LONGE DE GANHAR DO SERRA.O pessoal do Rio é sem duvidaS,MUITO POLITIZADO E NÃO FARÁ UM ABSURDO DESSES JAMAIS .TODOS OS MOVIMENTOS IMPORTANTES DESSE PAIS COMEÇARAM AQUI.e SERÁ AQUI QUE ACONTECERÁ A VIRADA.NÃO TENHAM COMO BASE OS VOTOS DE CABRAL,MUITOS VOTAM NO SERRA ENO CABRAL

    ResponderExcluir