terça-feira, 15 de junho de 2010

Dilma amplia vantagem sobre Serra em Minas, revela Sensus

Se a oposição já tinha motivos de sobra para estar desesperada, agora ela tem um a mais. É que o instituto Sensus divulgou nesta terça-feira, 15, uma pesquisa de intenções de voto feita no segundo maior colégio eleitoral do país, o estado de Minas Gerais, revelando que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu uma vantagem de 5 pontos percentuais sobre o seu principal adversário, o tucano José Serra. Neste sentido, Dilma tem 37,3% das intenções de votos em Minas, contra 32,1% de Serra, confirmando uma trajetória de crescimento da petista frente a um recuo do tucano.

A candidata do PV, Marina Silva, alcançou 7,3% das intenções de votos entre o eleitorado mineiro. Brancos, nulos e eleitores indecisos somaram 20,6%. Dilma leva a melhor também na pesquisa espontânea, ou seja, aquela em que não são apresentados nomes aos entrevistados e estes dizem, de acordo com seu conhecimento e desejo, em quem irão votar. Neste cenário, a candidata do PT foi lembrada por 24,3% dos entrevistados, desempenho melhor que o do ex-governador de São Paulo, que foi lembrado por 18% dos entrevistados. Marina Silva, por sua vez, atingiu 4,2% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

O instituto Sensus também simulou um segundo turno entre Serra e Dilma, mostrando uma disputa acirrada, com o tucano ligeiramente à frente da petista, mas dentro da margem de empate técnico. Assim, enquanto o ex-governador de São Paulo atinge 41,7% das intenções de voto, a ex-ministra chefe da Casa Civil alcança 40,5% das intenções de voto, segundo levantamento do Sensus.

Hélio Costa vence disputa pelo Palácio da Liberdade
O levantamento também investigou as intenções de votos dos eleitores de Minas para a sucessão do governo do estado. Vale lembrar que este é o primeiro levantamento feito por um instituto de pesquisa após o PT e o PMDB chegarem a um acordo e resolverem que o ex-ministro das Telecomunicações, Hélio Costa (PMDB), será candidato único do governo Lula no estado de Minas. De acordo com os números do Sensus, Costa lidera com folga a corrida pelo Palácio da Liberdade, com 49,5% das intenções de voto. Em segundo lugar, vem Antonio Anastasia (PSDB), que atinge 20,7%.

O candidato do PV, José Fernando, registrou 3,9% das intenções de voto, enquanto brancos, nulos e eleitores indecisos somaram 25,9%. O peemedebista leva a melhor também na pesquisa espontânea: de acordo com os números do instituto Sensus, Hélio Costa é lembrado por 21,1% dos eleitores, enquanto Anastasia atinge 12,2% neste cenário e José Fernando 1,7%. Vale destacar que 7,3% dos entrevistados citaram o nome do ex-governador de Minas Aécio Neves, o que amplia o potencial de votos espontâneos de Anastasia para 19,5%, se considerarmos que ele recebe o apoio direto de Aécio.

Na simulação de um segundo turno entre Hélio Costa e Antonio Anastasia, o candidato do PMDB leva a melhor. De acordo com a pesquisa, Costa venceria o pleito com 54,5% das intenções de voto contra 22,3% de Anastasia. Brancos, nulos e eleitores indecisos somaram 23,1%, segundo o Sensus. É interessante destacar que a pesquisa revelou também que Anastasia tem rejeição maior que a de Costa: enquanto 19,3% dos entrevistados afirmam não votar de jeito nenhum no tucano, apenas 15,4% dizem não votar de jeito nenhum em Hélio Costa.

A pesquisa Sensus foi feita entre os dias 10 e 11 de junho em 53 municípios de Minas Gerais, tendo sido encomendada pelo PR-MG. Foram ouvidos 1.500 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais sob o número 34.286/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 14.772/2010.

Um comentário:

  1. É visivel a apatia de Serra, o seu semblante já transmite aos seus eleitores que a coisa não vai bem. Quando não está abatido, está com aspecto de zangado, não tem outra coisa em sua boca a não ser fatos novos de denuncias formuladas contra o governo que tem na Presidência um homem com 80% de aceitação do povão e quando a aceitação é do povão amigo, a coisa realmente se complica. É por isso, que Serra, está despencando a cada pesquisa, diga o que disser, não tem dado jeito algum. Arrisco-me a dizer, Dilma levará no primeiro turno e junto com ela a maioria de seus aliados governadores, senadores, deputados, estaduais e federais. Isso é fato.

    ResponderExcluir