domingo, 13 de junho de 2010

O Jornal Nacional e a propaganda descarada da Vênus Platinada para Serra

Se alguém tinha alguma dúvida sobre de que lado a Globo está nestas eleições, certamente esta dúvida foi sanada na noite deste sábado, 12, quando o Jornal Nacional fez uma propaganda descarada para o tucano José Serra a pretexto de cobertura da convenção do PSDB que oficializou sua candidatura nesta manhã. Como qualquer veículo de comunicação que se preze, naturalmente a Globo, através de seu telejornal de maior audiência, teria que noticiar a convenção tucana. Até aí nada de mais, não fossem dois pontos problemáticos: o amplo tempo que durou a matéria e a forma com a qual foi apresentada, destacando os “melhores” pontos da convenção, se é que houve de fato algum ponto melhor.

A matéria começou relatando as convenções do PDT e do PMDB, que oficializaram neste sábado o apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff, apresentando a ex-ministra nos dois eventos. Este trecho durou 41 segundos. Em seguida, o Jornal Nacional começou a apresentar trechos da convenção do PSDB, dedicando nesta parte da matéria nada menos que 4 minutos e 51 segundos, ou seja, sete vezes mais tempo do que aquele destinado à cobertura das convenções dos partidos aliados a Dilma. A matéria do Jornal Nacional exibiu parte do discurso do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, em que ele acusa o PT e a campanha de Dilma de estarem produzindo “dossiês” contra Serra, e também uma parte do discurso do ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

Em seguida, passaram a apresentar partes do discurso de Serra, em que ele fala de sua infância pobre em São Paulo. Não bastasse isso, a edição do Jornal Nacional ainda fez propaganda das “propostas” apresentadas por Serra ao longo da convenção, tendo o cuidado de produzir infográficos em formato de “cadernos”, que traziam os principais pontos ditos por Serra abaixo do símbolo do PSDB. Ora, se isso não for propaganda descarada em favor da candidatura tucana, que outro nome então se pode dar? Afinal de contas, havemos de convir que a matéria não seria prejudicada se tais infográficos não fossem apresentados. Porém, a partir do momento que o jornal se dispõe a apresentar essas “propostas” é porque a Globo caminha cada vez mais para um posicionamento descarado, ignorando a suposta bandeira da imparcialidade jornalística.


Globo procura compensar menor tempo de TV de Serra?
A pergunta que vem imediatamente à cabeça do telespectador mais atento do Jornal Nacional é a seguinte: estaria a Rede Globo pretendendo fazer uso de seus telejornais para compensar o menor tempo de propaganda partidária na TV da coligação de José Serra? Sim, porque a impressão que se tem é justamente essa: de que a emissora dos Marinho quer alongar o escasso tempo de televisão do PSDB, de forma a usar seus telejornais para que “propostas” de Serra possam ser apresentadas aos eleitores. Seria uma maneira astuta de compensar a desvantagem que o tucano terá em suas aparições nas propagandas de rádio e televisão, não bastando o imenso favorecimento que Serra já tem por parte da imprensa escrita, que usa suas páginas para produzir noticiário pró-Serra e anti-Dilma na maioria das vezes.

Estivesse essa hipótese equivocada, o que explicaria então o fato do Jornal Nacional conceder um tempo sete vezes maior a Serra do que a Dilma em sua edição desse sábado? Especialmente levando-se em conta de que no domingo não há Jornal Nacional e o Fantástico, jornalístico que é exibido pela Globo na mesma faixa de horário, não tem a mesma audiência que o telejornal noturno exibido de segunda-feira a sábado pela emissora. Ainda assim, cabe outra questão: será que a Rede Globo dará esse mesmo espaço – de 4 minutos e 51 segundos – para uma matéria no Fantástico deste domingo, 13, quando será realizada a convenção do PT, que oficializará Dilma candidata do partido?

Em caso positivo, a equipe de jornalismo do Fantástico terá o mesmo “zelo” que a equipe do Jornal Nacional para apresentar as propostas de Dilma? Será mesmo que serão feitos infográficos com os principais pontos da proposta da petista, devidamente categorizados por temas, e com uma estrelinha do PT no alto das páginas dos caderninhos? À primeira vista, isso pode até parecer irrelevante, mas não é, pois o que o Jornal Nacional fez neste sábado foi aplicar técnicas de marketing eleitoral dentro de uma matéria aparentemente de cunho jornalístico. Um eleitor neutro que viu a reportagem neste sábado da convenção do PSDB e que veja a matéria da convenção do PT – se é que haverá reportagem sobre o ato – tende a ficar mais “pendido” para o lado tucano se a matéria sobre a convenção do PT não tiver o mesmo cuidado gráfico que a da convenção do PSDB.



Ou seja: há que se prestar atenção não somente no tempo que a Globo destinará à convenção do PT no seu noticiário de domingo, mas também à forma como será noticiado o ato político que oficializará a candidatura de Dilma. O que se percebe, dessa maneira, é que cada vez mais a grande imprensa assume, se não posturas condenáveis do ponto de vista da ética jornalística, práticas que podem comprometer a sua imagem junto ao público, haja vista que o mesmo tratamento dado a uma candidatura pode ser cobrado por outra que se sinta lesada ou prejudicada. O mínimo que se espera neste caso é que uma emissora que já errou gravemente no passado, quando do episódio da edição do último debate as eleições de 1989, tenha cuidado para não privilegiar uma campanha em detrimento da outra. Em se tratando da Globo, o melhor a fazer é sempre ficar atento.

8 comentários:

  1. Entrei nos sites da Folha e da Uol para ver se eles faziam menção ao ocorrido de hoje, e não encontrei nenhuma nota.
    Tive então de procurar no Google para ver se encontrava alguém que também tivesse percebido a propaganda pró-Serra na Globo, e encontrei o seu blog.
    É muito triste que esse tipo de situação ainda aconteça hoje em dia...Tomara que o povo brasileiro seja mais inteligente e saiba analisar por si mesmo os candidatos, e não simplesmente ser manipulado (e alienado) pelos meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  2. Mandaram a matéria para o Observatório da Imprensa !!??? ´um absurdo ... eu percebi na hora; Pensei que estava no Horáio Eleitoral Gratuito (não deixa de ser), mas depois percebi que era "reportagem" da Globo mesmo. Elegeram o Collor e agora querem enfiar esse demônio Guela abaixo de nós agora. UM ABSURDO !!! Cadê a Justiça Eleitoral !!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei puto da vida. Ficou muito claro que a Globo já escolheu o seu candidado!!!!!

    ResponderExcluir
  4. cara, também fiquei procurando uma matéria que falasse isso, mas só encontrei no seu blog. Isso é um absurdo mesmo. O mínimo que a emissora deve fazer é ceder um horário semelhante na segunda-feira falando sobre a oficialização da candidatura da Dilma utilizando os mesmos recursos na "propaganda matéria" sobre o Serra. Grande abraço e apartir de agora vou acompanhar seu blog.
    Abrçs
    Lucas Teixeira
    lucastdl@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Isso comprova que a Tv Globo é um cancer para a liberdade do Povo Brasileiro, ela suga a capacidade de percepção critica do povo, através de seus programas infantis e deixam nossas crianças alienadas, e compromete a luta por igualdade e Liberbade....

    ResponderExcluir
  6. Companheiro,

    Muito obrigado pelos comentários! Nossa pressão e vigilância fizeram efeito e no domingo à noite o Fantástico exibiu uma reportagem sobre a convenção do PT com o mesmo tempo de duração e o mesmo estilo daquela exibida pelo Jornal Nacional no sábado.

    É mais uma prova de que temos que ficar atentos nessas eleições, pois a grande mídia já escancara sua opção política!

    Agradeço muito os comentários de vocês e espero contar com suas ajudas inclusive para sugestão de pauta!

    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  7. aprender a filtrar noticias da grande midia é um exercicio dificil,o normal é que as pessoas se cansem e desistam vencidas por palavras hábeis de bons escritores,manipuladores mesmo da informação,por isso temos que ficar sempre alertas(como escoteiros)para que as distorções sejam revistas e explicadas de forma que todos possam ver a verdade da noticia...por isso parabeniso a vc do boteko,essa luita não é fácil...

    ResponderExcluir