segunda-feira, 24 de maio de 2010

Com Serra, São Paulo é o estado brasileiro que mais gasta com propaganda oficial

Não é novidade para o cidadão paulista se deparar, ao ligar a TV, abrir um jornal ou folhear uma revista, com uma propaganda oficial do governo do Estado de São Paulo. É que nos últimos três anos, ao longo da gestão de José Serra, atual pré-candidato do PSDB à Presidência da República, os gastos com publicidade e propaganda oficial cresceram 620%, de acordo com um levantamento feito pela bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo e que foi baseado em dados do Sistema de Gerenciamento do Orçamento do Estado (SIGEO).

Nesta segunda-feira, 24, uma matéria publicada no jornal Folha de São Paulo revelou que em 2009 o estado de São Paulo foi o que mais gastou com propaganda oficial dentre todos os estados brasileiros. Para se ter uma idéia, segundo as informações do jornal, os 27 estados brasileiros gastaram juntos R$ 1,69 bilhão com publicidade no ano passado, dos quais aproximadamente um quinto foi representado pelos gastos da gestão Serra em São Paulo com propaganda.

Mais gastos com propaganda do que com programas sociais
Assim, o governo do Estado de São Paulo gastou, segundo a matéria da Folha, R$ 311 milhões com propaganda e publicidade oficial na véspera do ano eleitoral, um patamar bem acima dos R$ 40,7 milhões que foram registrados nesta rubrica em 2006, último ano gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) à frente do Palácio dos Bandeirantes. Mas não é somente o aumento significativo dos gastos com propaganda que chamam atenção: o que mais espanta é que o valor gasto para informar o cidadão sobre as “realizações” feitas pelo governo estadual é superior aos recursos aplicados em muitos programas do governo.

Neste sentido, a reportagem da Folha cita o exemplo do “Renda Cidadã”, um programa de transferência de renda do governo estadual que atende a pouco mais de 137 mil famílias paulistas que possuem renda per capita inferior a R$ 200. De acordo com a Folha, o governo do estado de São Paulo gastou R$ 97,4 milhões em 2009 com este programa, o que corresponde a 31% do que foi gasto com propaganda oficial! A matéria informa que “no Orçamento de São Paulo, a rubrica publicidade e propaganda registra gastos de R$ 311 milhões, mas o governo afirma que o desembolso com divulgação foi de R$ 247,3 milhões. O restante do dinheiro, diz o governo, foi gasto por órgãos como a Assembleia Legislativa (R$ 17,7 milhões)”.

Quando tomamos os valores gastos com publicidade oficial pelo governo de São Paulo de forma relativa, ou seja, expressos pelo número de habitantes, também podemos constatar que as cifras são expressivas. Durante todo o ano de 2009, o governo federal gastou, para se ter uma idéia, R$ 1,119 bilhão com publicidade oficial, o que corresponde a um gasto médio de R$ 6,09 por habitante. O governo do estado de São Paulo, por sua vez, gastou R$ 7,81 por habitante com propaganda oficial no mesmo período, conforme matéria da Folha. Ou seja: a gestão Serra gastou proporcionalmente mais com publicidade oficial no Estado de São Paulo do que o governo federal gastou em todo o Brasil na mesma rubrica.



De acordo com a bancada do PT na Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo) também chama a atenção de todos os gastos da gestão Serra com propaganda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Neste sentido, os recursos gastos com propaganda da CPTM saltaram de R$ 15 mil, em 2006, para R$ 48 milhões, em 2009, cerca de 310 mil por cento a mais. Para se ter uma melhor noção do que foi gasto com propaganda da CPTM, basta dizer que os investimentos da gestão Serra na compra de novos trens, em 2009, não passaram de R$ 19 milhões. As cifras gastas por Serra com propaganda oficial impressionam ainda mais se pensarmos que um hospital todo equipado com 250 leitos custaria aos cofres públicos cerca de R$ 50 milhões!

O que se vê, dessa maneira, é que existe uma diferença muito grande entre o discurso e a prática do tucano José Serra, já que ele, em suas entrevistas e discursos, sempre se diz contrário a gastos exagerados por parte do poder público. Contudo, na prática, a sua gestão gasta mais com propaganda oficial do que com aplicações em áreas estratégicas, como evidenciado pela matéria da Folha. Ao que tudo indica, Serra está querendo aplicar a velha máxima do marketing corporativo – de que “a propaganda é a alma do negócio” – à administração pública. Resta saber se para informar os cidadãos dos avanços registrados ou então para uma auto-promoção com vistas eleitorais.

2 comentários:

  1. Cara nos temos que nos mobilizar contra a entrega do Petroleo do Brasil aos Gringos no link http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/emanuel-cancella-lei-do-petroleo-foi-mudada-para-pior.html

    ResponderExcluir
  2. Fica difícil deles quererem largar o osso com tanta grana disponível, não é? Por isso São Paulo sofre há tanto tempo com o tucanato.

    ResponderExcluir