sexta-feira, 14 de maio de 2010

Opinião: A visão equivocada de um senador sobre os partidos no Brasil


É muito frequente ouvirmos do cidadão comum, que não possui um grau de interesse elevado pela política e também não se preocupa em desenvolver uma consciência política crítica, a idéia de que “os partidos políticos são todos, no fundo, uma coisa só”. Esse tipo de afirmação, por si só, já é falaciosa, uma vez que desconsidera as diferenças programáticas e ideológicas dos partidos políticos e desenvolve uma prática muito comum no Brasil: o chamado personalismo, onde o eleitor se identifica com um candidato e vota nele, mas não necessariamente no projeto político que ele representa (e que é, em última instância, a bandeira do partido ao qual está ligado o candidato).

Reduzir o jogo político a uma disputa de nomes e não de idéias e projetos é, neste sentido, um passo perigoso à medida que despolitiza o debate e trata todos os quadros políticos como “farinha do mesmo saco”. Dessa forma, não é confortável nos depararmos com esse tipo de afirmação ecoada por grande parte das pessoas, que como se disse anteriormente, não têm um interesse mais profundo em assumir seu papel no jogo político. Contudo, menos confortável ainda é ouvirmos esse tipo de afirmação vinda de um quadro político que possui uma trajetória longa e que, por isso, deveria ser o primeiro a defender uma politização maior do eleitorado.

“Partidos no Brasil são siglas”, diz Álvaro Dias
Digo isto porque na noite de quinta-feira, 13, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) fez duas declarações, na sua página do serviço de microblog Twitter, que não contribuem em nada com uma tentativa de politizar mais os eleitores. Pelo contrário: as afirmações do senador despolitizam o debate e caem na falácia de tratar os partidos políticos como sendo todos iguais. O senador, que deveria ser um dos primeiros a erguer a bandeira do debate ideológico em torno de projetos para o país, sucumbiu à tentação de tratar os partidos brasileiros como “legendas”, focando na forma e desprezando o conteúdo.

Neste sentido, em resposta a um dos seus seguidos no twitter, que afirmava admirar o trabalho do senador e dizia também que os partidos no fundo são a mesma coisa, Álvaro Dias respondeu que “os partidos no Brasil são siglas”. E, logo mais à frente, afirmou nesta mesma linha que “não temos partidos verdadeiros no Brasil”. Ora, o senador, além de perder uma oportunidade valiosa para tentar politizar um eleitor seu, prestou um grande desserviço à democracia brasileira, uma vez que deixou de lado aspectos ideológicos e de projetos, que diferenciam bastante os partidos existentes, e preferiu trata-los apenas sob a ótica do pragmatismo.

É importante que se diga que os partidos políticos são muito mais que siglas, pois eles representam idéias e projetos que fazem entre si a disputa no cenário político. Se o senador diz que os partidos são apenas siglas, ele está contribuindo para fortalecer o pensamento do eleitor médio de que, no fundo, os partidos disputam o poder pelo poder, ampliando, assim, a visão distorcida de que a política é um “meio de ganhar a vida fácil”. Existem aí três possibilidades para a declaração do senador Álvaro Dias: ou ele foi movido pelo calor da discussão, ou ele quis concordar com o eleitor para conquistar seu voto ou ainda ele não entende a complexidade do sistema político brasileiro.

Prefiro crer que o senador fez essa declaração movido pelo primeiro fator. Afinal de contas, Álvaro Dias é uma das maiores lideranças do seu partido – o PSDB – no Brasil e, ao dizer que não existem partidos verdadeiros no país, ele está jogando o seu próprio partido na berlinda e tomando para si o predicado de que não luta por um projeto, mas apenas pelo poder. E espero, sinceramente, não ser esse o pensamento do senador, uma vez que, se visualizarmos os dois principais partidos do país – o PT e o PSDB – veremos que existe uma diferença nítida de projetos, de pontos de vista e de ideologias. Ou seja, PT e PSDB, assim como outros partidos (PCdoB, PSB etc) não são apenas siglas, mas possuem programas e projetos distintos para o Brasil.

As diferenças de projetos partidários
É claro que existem partidos, alguns menores outros até maiores, que de fato não têm um projeto claro para o país, ficando a reboque de suas coligações. Contudo, o senador Álvaro Dias sabe muito bem que não deve colocar todos os partidos nesse mesmo patamar, pois isso seria desonesto intelectualmente. É possível, neste sentido, que haja uma aproximação em certos pontos de partidos políticos que possuam ideologias distintas, mas isso se dá muito mais por uma evolução natural dos partidos do que por uma descaracterização ideológica.

Gramsci diz brilhantemente, nesta linha, que o partido é uma organização que é agente da vontade coletiva, representando, assim, “O Príncipe” de Maquiavel. Se levarmos em conta essa linha de pensamento do filósofo italiano entenderemos a naturalidade dos pontos de aproximação entre partidos com ideologias distintas, mas também compreenderemos que cada um desses partidos têm projetos distintos para responder aos anseios do coletivo. Para fazer mais inteligível, vamos exemplificar: suponhamos uma votação sobre a implantação da pena de morte no Brasil. Os dois principais partidos do país – PT e PSDB – certamente votarão juntos contrário à pena de morte.

Isso não quer dizer que os partidos sejam iguais: eles apenas votaram juntos em um ponto que comungam da mesma visão. Agora, vamos partir para um outro exemplo: é da vontade coletiva que haja maior geração de empregos no país. Isso é fato. Cada um desses partidos possui uma visão distinta de como gerar mais empregos – é o que chamamos de projeto, que é diretamente ligado à ideologia de cada partido. Neste sentido, enquanto o PSDB defende um modelo de livre competição, em que o Estado assume um papel mínimo na economia, o PT defende um modelo no qual o Estado tem maior presença e é indutor do investimento.

São óticas diferentes para atender a uma mesma demanda do coletivo dos brasileiros e que vão muito além das siglas ou legendas. Logo, não podemos cair na tentação, como o senador Álvaro Dias caiu, de tratar os partidos como uma coisa só. Existem sim partidos verdadeiros no Brasil e eles não são apenas siglas: eles são muito mais que isso – são projetos distintos para o atendimento da vontade coletiva do povo brasileiro. O PT é um partido verdadeiro, assim como o PSDB. Nenhum dos dois são apenas siglas. É essencial, portanto, que se discutam as diferenças programáticas e de agendas para o país. Caso contrário estaremos despolitizando o debate e fomentando um pragmatismo nocivo à política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário