terça-feira, 18 de maio de 2010

Petiscos do dia - 18 de maio



Dilma se reunirá com prefeitos do PT nesta noite: a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, terá um encontro com prefeitos e prefeitas do PT e de partidos aliados na noite desta terça-feira, 18, em Brasília. A reunião ocorrerá paralelamente à 23ª Marcha a Brasília de Prefeitos/As, que ocorre na capital federal desde segunda-feira e vai até a quarta-feira (19). Na pauta estarão temas como a estratégia do movimento municipalista na Marcha e as expectativas para as eleições 2010.

De acordo com o secretário nacional de Assuntos Institucionais do PT, Geraldo Magela, “o encontro terá como foco debater a intervenção de nossos prefeitos na Marcha, articular uma proposta que dialogue com os partidos aliados no sentido de garantirmos uma melhor interlocução nos espaços de discussão, além de estimular o debate em torno da participação dos prefeitos/as na campanha presidencial da companheira Dilma Rousseff”.

Vox Populi mostra Dilma na frente em PE e BA: o instituto Vox Populi divulgou na noite de segunda-feira, 17, pesquisas para os estados de Pernambuco e Bahia, tanto com relação às disputas locais quanto à disputa presidencial. Em Pernambuco, a Vox Populi mostrou que 54% dos entrevistados no estado declaram voto em Dilma, enquanto Serra aparece com 26% das intenções de voto dos pernambucanos. O levantamento também revela que 63% dos pernambucanos declaram que irão votar com certeza no candidato apoiado pelo presidente Lula.

Na Bahia, a pré-candidata do PT também aparece na dianteira, com 43% das intenções de voto, contra 33% de Serra. Vale destacar que na Bahia foram ouvidas 700 pessoas, enquanto em Pernambuco foram feitas 1000 entrevistas. De acordo com o Instituto Vox Populi, a margem de erro dos levantamentos na Bahia e Pernambuco, são, respectivamente, 3,6 e 3,1 pontos percentuais.

PMDB confirma indicação de Temer para vice de Dilma: a Executiva do PMDB, principal partido da base aliada do governo Lula, aprovou por unanimidade, em reunião nesta terça-feira, 18, a indicação do nome do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para compor a chapa governista como vice da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. A decisão já era amplamente esperada por todos, especialmente após os últimos dias com a forte aproximação entre Dilma e Temer.

O presidente da Câmara declarou, após sua indicação, “estou muito orgulhoso da decisão do partido de me indicar. Claro que fico muito entusiasmado com essa hipótese, mas com muita cautela. Vamos unir o PMDB para levar a uma campanha naturalmente vitoriosa”. Temer deverá se encontrar com a ex-ministra na próxima quinta-feira, 20, durante uma viagem a Nova York, nos Estados Unidos. A executiva do PMDB também oficializou na sua reunião desta terça-feira a data de 12 de junho para a realização da sua convenção nacional.

A decisão da Executiva do PMDB, contudo, não foi bem recebida pela ala paulista do partido ligada ao ex-governador Orestes Quércia, que apóia a candidatura do tucano José Serra à presidência da República. De acordo com Quércia, “já esperávamos por isso. Mas não significa dizer que está definido na convenção. A convenção pode mudar tudo”, referindo-se a pendências que ainda não foram resolvidas entre PT e PMDB, como no caso dos palanques estaduais de Minas e Pará. Quércia destacou: “tem um processo em andamento para que o partido não apoie ninguém”.

Serra defende privatizações feitas no governo FHC: cumprindo agenda no Ceará deste segunda-feira, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, participou nesta terça-feira, 18, de uma palestra promovida pelo jornal “O Povo”, de Fortaleza. Durante o evento, o tucano defendeu o processo de privatizações promovido ao longo do governo FHC e ainda declarou que o PT é “duas caras”. Vale lembrar que durante o primeiro mandato de FHC, quando ocorreram as privatizações da Vale e do sistema Telebrás, Serra estava à frente do Ministério do Planejamento.

“Fui co-responsável pelo programa de privatização para repassar para a área privada atividades típicas da área privada. Nunca condenei o passado. Não tem sentido o Estado fabricar aço ou menos telecomunicações”, declarou o ex-governador de São Paulo. Serra prometeu ainda, durante a palestra, que se for eleito, criará um Conselho de Desenvolvimento Regional, com o propósito de traçar políticas públicas de desenvolvimento para a região Nordeste.

“O Brasil até hoje não tem um plano nacional regional”, disse o tucano. “Minha ideia é criar um conselho de desenvolvimento regional ligado à presidência. Farei concreto, para funcionar e ser respeitado”, afirmou o ex-governador paulista. Procurando rebater a idéia de que Serra não se identifica com o nordeste, seu correligionário, senador Tasso Jereissati, afirmou que é a mito a história de que ele é inimigo do Nordeste. “Foi do Ministério do Planejamento que saíram as primeiras ordens de serviços para obras como o açude do Castanhão e o metrô de Fortaleza”, afirmou Tasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário