quinta-feira, 20 de maio de 2010

Petiscos do dia - 20 de maio

Dilma fará apresentação a investidores internacionais, em NY: a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, viajou na noite de quarta-feira, 19, para Nova York, nos Estados Unidos, onde passará dois dias. Na noite desta quinta-feira, Dilma participará de um jantar em homenagem ao presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, que receberá o prêmio “Personalidade de 2010” da Câmara Brasileira-Americana de Comércio. O presidente da GE, Jeffrey Robert Immelt, também será homenageado no evento.

Junto com Dilma viajou também o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), cotado para ser vice na chapa da petista. Na terça-feira dessa semana, a Executiva do PMDB oficializou a indicação do nome de Temer para compor a chapa com a ex-ministra, que ainda deve ser aprovada na convenção nacional do partido, marcada para o dia 12 de junho. Vale lembrar que o homenageado Henrique Meirelles é um dos quadros mais novos do PMDB.

Na sexta-feira, 21, pela manhã, Dilma fará uma apresentação sobre as mudanças ocorridas no Brasil, nos últimos sete anos, para uma plateia de investidores internacionais em Nova York. O evento, intitulado “A Eleição Presidencial Brasileira de 2010” é organizado pela BM&F Bovespa, a bolsa de valores brasileira.

Lula cria, por decreto, plano de combate ao crack: a cena política também foi marcada nesta quinta-feira, 20, pela assinatura, pelo presidente Lula, de um decreto presidencial que institui o Plano Integrado para Enfrentamento do Crack e outras drogas. De acordo com informações da Agência Brasil, o governo federal vai investir R$ 410 milhões neste ano para implementar as ações do plano, que atuará em três frentes: prevenção, combate e tratamento.

O anúncio do plano ocorreu no encerramento da Marcha Nacional em Defesa dos Municípios. Entre as medidas instituídas pelo plano estão o treinamento de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social para atender os dependentes e a famílias e alertar sobre os riscos de uso da droga. Lula ainda destacou a elaboração de estudos aprofundados sobre os efeitos do uso do crack e o impacto econômico, além do mapeamento das rotas do tráfico.

Segundo a ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, a pasta destinará, de imediato, R$ 90 milhões para ampliar o número de leitos nos hospitais de 2,5 mil para 5 mil. Além disso, o ministério pretende promover a transformação de 110 centros especializados em álcool e drogas (Caps-AD), em municípios com mais de 250 mil habitantes, em CAPS III, que funcionarão 24 horas por dia.

O governo busca, com o Plano Nacional de Combate ao Crack, reforçar a fiscalização nas fronteiras, principalmente com o Peru, a Bolívia e Colômbia, para impedir que a droga entre no país. No seu discurso aos prefeitos, Lula pediu aos chefes dos executivos municipais um profundo comprometimento com as políticas públicas de combate às drogas, lembrando que a droga surgiu nos grandes centros urbanos mas que hoje em dia já está alastrada também nos pequenos municípios.

Dieese apura forte crescimento do emprego na metalurgia: um estudo divulgado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) nesta quinta-feira, 20, revelou uma significativa expansão de 60% no nível de emprego do setor metalúrgico ao longo dos últimos oito anos. De acordo com o levantamento, o setor emprega atualmente 2,1 milhões de trabalhadores, um nível bastante próximo àquele registrado pelo segmento entre 1987-1988, quando os postos de trabalho no setor metalúrgico somavam 2,4 milhões em todo país.

O Dieese revela que o quadro poderia ser ainda melhor não fossem os efeitos da crise econômica entre 2008 e 2009. Isto porque a metalurgia vinha registrando uma série mensal ascendente até outubro de 2008, quando o setor começou a ser abalado pelos efeitos da crise financeira internacional. Assim, entre outubro de 2008 e julho de 2009, o nível de emprego no setor metalúrgico passou a registrar fortes declínios mensais, tendência que foi revertida a partir de agosto do ano passado, com a recuperação econômica.

De acordo com Carlos Grana, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, os empresários aproveitaram a crise para demitir trabalhadores mais antigos, aumentando a rotatividade e recontratando a valores mais baixos. "Houve um exagero. E seria um caos se tivéssemos entrado na onda de alguns empresários que, em janeiro de 2009, queriam reduzir jornada e salário”. Segundo o Dieese, os cortes no emprego da metalurgia durante a crise só não foram maiores por conta das medidas tomadas pelo governo federal, como a redução do IPI e a ampliação das linhas de crédito pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

Serra vai ao RS flertar com PP e com ala do PMDB gaúcho: o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, cumpriu agenda nesta quinta-feira em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde teve um almoço com lideranças locais do PMDB e logo em seguida participou de uma reunião com o PP. De acordo com matéria da Folha Online, um deputado do PMDB gaúcho, que não quis se identificar, revelou que o partido fecharia apoio a Serra no estado.

"Quando o PMDB gaúcho abre o voto, significa que vai para a campanha", disse o parlamentar, sob o compromisso do anonimato. Esse mesmo deputado afirmou, segundo informações da Folha, que “Serra vai fazer disto um contraponto ao Temer. Vai mostrar para o Brasil que os históricos do PMDB, os autênticos, estão com ele". Vale destacar que o PMDB de São Paulo e de Pernambuco também devem fechar apoio ao tucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário