sábado, 15 de maio de 2010

Vox Populi: Dilma passa na frente de Serra e lidera a disputa em 4 das 5 regiões



Definitivamente, o final de semana não começou da melhor maneira para os demo-tucanos. Após a revista Época trazer em sua edição desta semana uma matéria mostrando novos indícios sobre o envolvimento de políticos do PSDB paulista em um esquema de pagamento de propina pela empreiteira Camargo Corrêa, o instituto Vox Populi divulgou no final da tarde deste sábado, 15, uma nova pesquisa de intenção de votos que, para desespero da oposição, trouxe pela primeira vez a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, à frente no tucano José Serra na disputa presidencial.

Neste sentido, embora os dois estejam dentro da margem de empate técnico, é a primeira vez que Dilma aparece melhor colocada que Serra, com 38% das intenções de voto, contra 35% do tucano. No último levantamento, feito no final de março e divulgado em abril, o pré-candidato do PSDB aparecia com 34% das intenções de voto, contra 31% da petista. A pré-candidata do PV, Marina Silva, oscilou dentro da margem de erro e aparece com 8% das intenções de voto, contra 7% do levantamento anterior. Brancos e nulos somaram 8%, enquanto 11% não souberam ou não quiseram responder.

O crescimento de Dilma ocorre no contexto de maior associação da pré-candidata ao presidente Lula, tanto pelo noticiário geral da pré-campanha quanto pelas inserções que o PT vinha fazendo na TV e no rádio nos dias 6, 8 e 11 deste mês. Vale lembrar que a pesquisa Vox Populi foi às ruas entre os dias 8 e 13 de maio, o que mostra que o levantamento captou parte do efeito das inserções do PT na televisão e no rádio, mas não captou o efeito do programa eleitoral do Partido dos Trabalhadores, que foi exibido apenas na noite de quinta-feira, 13.

Dilma aparece na frente em 4 das 5 regiões
O corte regional dos números da pesquisa Vox Populi mostra um quadro bastante animador para a candidatura governista: embora na maior parte das regiões Dilma e Serra estejam tecnicamente empatados, a petista aparece melhor colocado que o tucano em quatro das cinco regiões. Apenas na região Sul o ex-governador de São Paulo aparece à frente da ex-ministra, com 44% das intenções de voto contra 30% de Dilma. Na pesquisa de março, Serra e Dilma estavam tecnicamente empatados na região Sul com 33% das intenções de voto cada um.

No Nordeste, Dilma aparece com 44% das intenções de voto, o que a coloca 15 pontos percentuais à frente de Serra, que alcançou 29% das intenções de voto na região. Na região Norte, a petista também lidera com folga, alcançando 41% das intenções de voto contra 32% do tucano, enquanto no Centro-Oeste a situação é mais apertada, mas ainda assim Dilma aparece melhor colocada, com 33% das intenções de voto contra 31% de Serra. Agora, a grande surpresa da pesquisa Vox Populi fica com a região Sudeste, onde Dilma aparece com 35% das intenções de voto contra 34% de Serra, ficando, assim, tecnicamente empatados.

Na pesquisa feita em março, Serra aparecia com 39% das intenções de voto no Sudeste e Dilma com 26%. Ou seja, enquanto a petista ganhou nove pontos percentuais nesta região, o tucano perdeu cinco pontos percentuais. Vale lembrar que a região Sudeste tem um peso muito grande no processo eleitoral, pois ela reúne os três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O forte crescimento de Dilma na região sugere que a petista tem um melhor desempenho que Serra em estados-chave, como Minas e Rio, compensando, assim, a vantagem do tucano em São Paulo.

Transferência de votos e segundo turno
O levantamento do instituto Vox Populi confirmou a idéia de que o presidente Lula é um importante cabo eleitoral para Dilma. Neste sentido, 33% dos eleitores entrevistados afirmaram que votariam com certeza no candidato indicado por Lula, enquanto 30% declararam que podem votar no candidato indicado pelo presidente, mas dependeria do nome escolhido. Apenas 10% dos entrevistados declararam não votar de jeito nenhum no candidato indicado por Lula e 24% disseram não levar em consideração o apoio do presidente.

Na simulação de segundo turno, Dilma aparece com 40% das intenções de voto, contra 38% de Serra. Vale destacar que na pesquisa feita em janeiro, o tucano aparecia com 46% e a petista com 35% no cenário de segundo turno. A pesquisa Vox Populi foi contratada pela TV Bandeirantes e registrada junto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 7 de maio, com o protocolo de número 11.266/2010. Foram realizadas duas mil entrevistas, pessoais e domiciliares, de 8 a 13 de maio, em 117 municípios de todas as regiões do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário