quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tarso Genro lidera disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, revela Vox Populi

Pesquisa Vox Populi divulgada na noite desta quinta-feira, 20, mostra que o pré-candidato do PT, Tarso Genro, lidera a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. Neste sentido, Tarso aparece com 34% das intenções de voto, enquanto José Fogaça (PMDB) alcança 29%, segundo os números do Vox Populi. No terceiro lugar fica a atual governadora Yeda Crusius (PSDB), com 10% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5%, enquanto 20% não souberam ou não quiseram opinar.

Na pesquisa espontânea, por sua vez, Tarso também lidera, contabilizando 10% das intenções de voto. Fogaça vem em segundo lugar, com 8%, enquanto Yeda ficou com 4% e Beto Albuquerque (PSB), que retirou nesta semana sua pré-candidatura, teve 1%. É interessante destacar que 1% dos entrevistados mencionaram, na pesquisa espontânea, o nome do ex-governador Germano Rigotto, do PMDB.

Por outro lado, a governadora gaúcha do PSDB lidera quando o assunto é rejeição: de acordo com a pesquisa, 36% dos entrevistados afirmaram não votar de jeito nenhum em Yeda Crusius. Em seguida, vem Tarso, com 7% de rejeição, seguido de Fogaça, com 4%.

Dilma cresce e atinge 31% das intenções de voto no RS
Na disputa presidencial, o pré-candidato tucano à Presidência da República segue na liderança das intenções de voto dos gaúchos, com 46%. A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, cresceu 6 pontos percentuais desde a última pesquisa, em janeiro, passando de 25% para 31% das intenções de voto. Marina Silva, do PV, atingiu, por sua vez, 4% das intenções de voto, contra 5% do levantamento realizado em janeiro.

Quando o assunto é transferência de votos, 17% dos entrevistados afirmaram que votarão com certeza no candidato apoiado pelo presidente Lula, enquanto 41% declararam que podem votar, a depender do nome. Por outro lado, 11% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum no candidato apoiado por Lula. A pesquisa contou com 700 entrevistas e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob número 15.855/10 e no Tribunal Superior Eleitoral sob número 11.313/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário