domingo, 16 de maio de 2010

Maioria absoluta dos eleitores quer continuidade dos programas do governo Lula


Uma análise mais profunda dos dados da pesquisa Vox Populi, divulgada no final da tarde de sábado, 15, revela um cenário muito favorável para a candidatura governista. Esta afirmação tem menos a ver com o fato da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, já aparecer na frente do seu adversário tucano, José Serra, com 38% a 35%, mas muito mais com o grande potencial de crescimento da petista ao longo da campanha, especialmente por sua associação direta ao presidente Lula, que continua com elevadíssimos níveis de popularidade.

De acordo com o levantamento do Vox Populi, a avaliação positiva do governo Lula chegou a 76% em maio, dois pontos percentuais acima do registrado no levantamento anterior, quando o índice era 74%. Desses 76% dos entrevistados que avaliaram positivamente o governo Lula, 31% o qualificaram como ótimo e 45% como bom. O percentual de entrevistados que considerou o governo regular foi de 19%, enquanto 5% dos entrevistados avaliaram negativamente o governo Lula (2% como ruim e 3% como péssimo).

Maioria absoluta quer continuidade das políticas de Lula
A pesquisa Vox Populi revelou ainda que expressivos 34% dos entrevistados declararam que desejam que o próximo presidente continue todas as políticas adotadas pelo governo Lula, ao passo que 47% querem que o próximo governante mude somente algumas políticas, mas continue com a maioria. Isso mostra uma força extraordinária em termos de aprovação das políticas públicas desenvolvidas pelo governo Lula, uma vez que nada menos que 81% dos entrevistados desejam uma continuidade do projeto desenvolvido por Lula no país.

Esse percentual favorece bastante a pré-candidatura de Dilma Rousseff, que, com o começo da campanha eleitoral no dia 6 de julho, deve ser ainda mais associada ao presidente Lula, ampliando consideravelmente suas possibilidades de crescimento e de vitória no pleito de outubro. Vê-se também que o desejo de continuidade do projeto desenvolvido pelo governo Lula fica na mesma faixa da aprovação do presidente, o que reforça a tese de que Lula será um agente decisivo nesta campanha presidencial.

Por outro lado, o levantamento do Vox Populi mostrou que apenas 13% dos entrevistados gostariam que o próximo presidente mantivesse apenas algumas políticas do atual governo e mudasse a maioria, enquanto 5% declararam que o próximo governo deve mudar todas as políticas do presidente Lula. Isso mostra um terreno pouco fértil para a oposição nestas eleições, uma vez que apenas 18% dos entrevistados pelo Vox Populi mostram descontentamento com as políticas públicas desenvolvidas por Lula e desejam algum tipo de mudança.

Transferência de votos
A força do presidente Lula como cabo eleitoral também cresceu neste levantamento. De acordo com os números do Vox Populi, 33% dos entrevistados afirmaram que votarão com certeza no candidato indicado por Lula. Em janeiro, esse percentual era de 30%. Além disso, os números da pesquisa revelam que 30% dos eleitores entrevistados em maio declaram que podem votar no nome apoiado pelo presidente Lula, mas levarão em conta o perfil do candidato.

A pesquisa também revelou que 10% dos entrevistados não votariam no candidato indicado por Lula, enquanto 24% declararam não levar em conta a opinião do presidente. A pesquisa Vox Populi foi contratada pela TV Bandeirantes e registrada junto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 7 de maio, com o protocolo de número 11.266/2010. Foram realizadas duas mil entrevistas, pessoais e domiciliares, de 8 a 13 de maio, em 117 municípios de todas as regiões do País. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário