terça-feira, 20 de abril de 2010

A "comovente" solidariedade da imprensa demo-tucana à Vênus Platinada

Foi só a Vênus Platinada tirar do ar o patético jingle exibido na noite de domingo, 18, que trazia uma mensagem subliminar pró-Serra disfarçada de vídeo comemorativo do aniversário da emissora, que a imprensa defensora do demo-tucanato se doeu toda. Vozes do conservadorismo demo-tucano e da mídia que o apóia saíram em defesa da Globo, acusando o PT e a campanha da Dilma de estarem “censurando” a emissora. Ora, há uma nítida inversão de papéis aí.

Primeiro, porque as críticas não partiram do PT ou do comando da campanha de Dilma, mas sim de muitos petistas e simpatizantes. Segundo, porque a peça que a Globo colocou no ar possuía sim uma mensagem subliminar favorável ao tucano: ou não lembra o slogan de Serra “o Brasil pode mais” o trecho do jingle que diz “todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais”? Acreditar que isso foi uma coincidência – como quis dizer a Rede Globo – é no mínimo muito inocente, ainda mais vindo de uma emissora tendenciosa como o Plim-Plim!

A emissora defendeu-se, dizendo que o texto do vídeo foi produzido em novembro de 2009, quando “não existiam nem candidaturas muito menos slogans”, mas que ainda assim “a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação do filme”. Bastou a Globo tirar o vídeo do ar e a oposição passou a vociferar contra o PT, acusando o partido de “autoritário”. A primeira voz do demo-tucanato a aparecer foi a do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Imprensa e demo-tucanos atacam o PT
O demo Caiado escreveu, em sua página do serviço de microblog Twitter, que “agora vejo que a Globo foi coagida pelo PT a tirar a campanha dos seus 45 anos. A pesquisa mexeu muito com as ideias dos petistas”. O deputado ainda acrescentou que “daqui a pouco Dilma diz que Roberto Marinho lançou a TV há 45 anos de forma calculada. É muita falta do que fazer”, se referindo às críticas feitas contra a pela como “Chavismo do PT aflorado” e “censura”.

E nesta terça-feira, 20, foi a vez do colunista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, sair em defesa da Vênus Platinada: em seu blog ele escreveu que “quando as patrulhas começam a enxergar fantasmas em inofensivos vídeos comemorativos, é porque o país está maduro para a carnificina ideológica”. Inofensivos vídeos? Carnificina ideológica? Chavismo? Censura? Pelo visto a imprensa e o demo-tucanato estão invertendo de vez os papéis e confundindo os conceitos de liberdade de expressão com censura.

Comecemos pelo fato de que os vídeos não têm nada de inofensivos – eles fazem alusão clara ao slogan tucano. Aliás, a Globo já havia deixado claro sua campanha escancarada ao tucano José Serra desde a edição do Jornal Nacional do dia 10 de abril, quando o programa dedicou um bom tempo à festa de lançamento da pré-candidatura do tucano, ocorrida naquela manhã. Sem contar que o Jornal Nacional chegou a exibir, naquela ocasião, uma apresentação em que trazia as propostas de Serra em caderninhos com o logotipo do PSDB, conforme pode se ver na figura abaixo.


Oposição menospreza a democracia
Portanto, não venha a imprensa dizer que o vídeo “comemorativo” da Rede Globo é inocente, pois dessa inocência ele passa longe. Além do mais, o fato de se criticar essa mensagem subliminar não representa, em hipótese nenhuma, algum tipo de censura: pelo contrário, é um ato legítimo garantido pelo Estado democrático. Ou o deputado Caiado e o colunista da Folha acreditam que tudo que a Globo ou outras mídias fazem não pode ser criticado? Pois a visão deles é essa – quem critica uma ação da imprensa, está censurando!

Nada mais ridículo e incoerente do que este pensamento, pois mostra que as pessoas que assim agem – estas sim – defendem o pensamento único, ditado por elas e pela imprensa a seu serviço. Em sua página do Twitter, Marcelo Branco, coordenador de campanha nas redes sociais da pré-candidata petista Dilma, declarou nesta manhã que “liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. Criticar um artigo ou peça publicitária é uma forma legítima de manifestação da liberdade de expressão. Isso não é censura!”.

Branco ainda acrescentou: “Enquadrar a liberdade de expressão, mesmo que crítica a publicações de terceiros, como censura, é um menosprezo com a democracia”. E é exatamente isso que os demo-tucanos e a grande imprensa fazem: eles menosprezam a democracia e não aceitam críticas. Qualquer um que critique o modu operandis deles é logo taxado de “autoritário”. De qualquer forma, o que importa é que a Vênus Platinada percebeu que o povo está atento e não aceitar qualquer tipo de manipulação ou informação tendenciosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário