segunda-feira, 19 de abril de 2010

Petiscos do dia - 19 de abril


Dilma lança seu blog em evento positivo com internautas: a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lançou na tarde desta segunda-feira, 19, o seu blog pessoal e seus perfis nas redes sociais Orkut e Facebook. A atividade durou cerca de 40 minutos e foi transmitida ao vivo por streaming, sendo acompanhada por nada menos que 4.437 conexões simultâneas, um número bem elevado para este tipo de evento.

Dilma respondeu perguntas de internautas, ao lado de Marcelo Branco, coordenador da campanha da petista pela internet, e de Helena Chagas, também coordenadora da pré-campanha. Segundo a ex-ministra, ela espera realizar esses encontros virtuais uma vez por semana: “toda semana, talvez não uma hora, talvez um pouco menos, eu quero fazer esse diálogo”, acrescentando “eu tenho certeza que vai ser um canal de comunicação entre nós”.

A pré-candidata falou sobre a participação das mulheres na política, sobre a necessidade do combate ao avanço do crack e também sobre questões relacionadas à inclusão digital e banda larga, além do software livre. Perguntada por um internauta se gostava de novelas, Dilma disse que sim, mas que andava sem tempo para ver. Após a atividade com os internautas, a pré-candidata do PT concedeu uma coletiva à imprensa.

Perguntada por repórteres se Serra agia como “lobo em pele de cordeiro” ao dizer que o PAC não passava de uma lista de obras, Dilma comparou o pré-candidato tucano a “uma biruta de aeroporto, porque cada dia é de um jeito”. A ex-ministra ainda disparou: “Lamento que ele fale isso quando voltamos a financiar Estados e municípios de forma exemplar, voltamos a investir o Orçamento Geral da União em municípios e Estados da federação”.

Lula defende direitos indígenas em Raposa Serra do Sol: o presidente Lula participou nesta segunda-feira da comemoração do Dia do Índio na reserva de Raposa Serra do Sol, em Roraima, que foi palco de um conflito entre agricultores e índios por ocasião da demarcação de terras indígenas na região. Lula destacou que interessa muito ao governo federal o desenvolvimento econômico de Roraima, mas respeitando os direitos indígenas.

“Passamos 6 milhões de hectares do governo federal para o estado de Roraima para que a gente pudesse dar terra para quem quisesse trabalhar, sobretudo para pequenos e médios proprietários porque a nos interessa que Roraima seja desenvolvido, cresça economicamente sem tirar o direito dos índios viverem tal como eles queiram viver”, declarou o presidente. O presidente também relembrou que ele e o então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, foram “demonizados” por agricultores na época da demarcação das terras.

“Era como se nós fôssemos o demônio, porque diziam que iríamos tirar a terra que Roraima precisava para produzir. Um estado com tanta terra ainda sem produzir e alguns queriam exatamente a terra que não era deles, que era dos índios”, afirmou Lula. De acordo com o Blog do Planalto, antes da cerimônia, Lula se reuniu com lideranças indígenas, recebendo os agradecimentos pela demarcação contínua das terras indígenas e também algumas reivindicações: “com uma mão eles me entregaram um documento agradecendo e com a outra entregaram outros 20 documentos reivindicando”, afirmou o presidente.

Globo tira do ar jingle com mensagem pró-Serra: após um jingle em comemoração aos 45 anos da Rede Globo, exibido desde a noite de domingo, gerar muita polêmica por conter uma mensagem subliminar pró-Serra, a emissora decidiu tira-lo do ar nesta segunda-feira. No vídeo veiculado, aparecem atores, jornalistas e apresentadores da emissora e, em um determinado momento, a mensagem: “todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais”!

De acordo com Marcelo Branco, coordenador de campanha da internet da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, a mensagem tinha um componente subliminar pró-Serra, já que o slogan de campanha do tucano é justamente “O Brasil pode mais”. Diante de toda esta polêmica, a Globo deixou de exibir o jingle em sua grade de programação e também retirou do ar a página que hospedava o vídeo. Segundo informações da Folha Online: “a página da emissora que mostrava a propaganda também saiu do ar. Quem clica nela recebe a seguinte informação: página não encontrada”.

A emissora informou, em comunicado oficial, que “qualquer profissional de comunicação sabe que uma campanha como esta demanda tempo para ser elaborada. Mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação do filme”.

Serra cumpre agenda em MG, de olho nos votos do Estado: o pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra, cumpriu agenda nesta segunda-feira em Minas Gerais, ao lado do ex-governador Aécio Neves. Novamente, Aécio chamou mais atenção que Serra, já que apareceu de barba ao lado do pré-candidato tucano. Perguntando por jornalistas o novo visual era para se aproximar de Lula, o ex-governador mineiro declarou que não.

“Qual a exclusividade que ele [Lula] tem da barba? Estou aproveitando uns dias para vocês descansarem de mim e eu ir descansando um pouco a pele também”, afirmou Aécio. Em sua estada em Belo Horizonte, Serra deu uma palestra a empresários na Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e mostrou-se confiante em sua vitória no segundo maior colégio eleitoral do país: “nunca tive dúvidas disso [de que terá a maioria em Minas]. Agora, acho que foi um bom começo. Começo esta pré-campanha aqui e chego com energia e saio com mais energia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário