terça-feira, 13 de abril de 2010

Petiscos do dia - 13 de abril



Dilma destaca papel do Nordeste na economia brasileira: em seu discurso feito na Câmara Municipal de Fortaleza (CE), na noite de segunda-feira, 12, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef, destacou a importância do Nordeste e seu papel no desenvolvimento do país. Na ocasião, Dilma foi homenageada pelos vereadores da capital cearense, recebendo o título de “cidadã fortalezense”.

Em seu discurso, a petista mostrou que o governo Lula não é uma continuidade de governos anteriores e representa uma mudança radical em relação aos modelos que eram seguidos anteriormente. A ex-ministra destacou também que a região Nordeste tem uma importância fundamental para a economia brasileira e que, durante a crise de 2008/2009, o Brasil conseguiu sair rapidamente justamente devido ao consumo e investimento crescentes na região.

A pré-candidata lembrou também que a renda do nordestino cresceu em média 77% ao longo do governo Lula e que a região, sobretudo o estado do Ceará, tem contribuído positivamente com a economia brasileira através da geração de novos postos de trabalho. Dilma também comentou a importância do gasoduto que liga Fortaleza a Porto Alegre (RS). A petista ainda destacou a importância do Bolsa Família, da política de valorização do salário mínimo e do aumento do crédito para a economia brasileira em geral.

Cid Gomes terá apoio de Dilma no Ceará: em sua visita ao Ceará, Dilma também aproveitou para se encontrar na manhã desta terça-feira, 13, com o governador do Estado, Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição. No encontro, que aconteceu com a presença do presidente do PT, José Eduardo Dutra, e da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, Dilma garantiu a Cid o apoio à sua candidatura, conforme foi anunciado pela ex-ministra em almoço realizado no Hotel Gran Marquise, no início da tarde.

No período da tarde, Dilma realizou palestra no Hotel Gran Marquise, destacando que “hoje temos esperança de quem está vivendo um período de transformação no nosso país”. A ex-ministra também declarou que o governo Lula passou “a olhar o Brasil com olhar nordestino e o Nordeste com os olhos que os nordestinos mereciam”. A pré-candidata voltou a destacar que a região liderou a geração de empregos com carteira assinada ao longo do governo Lula.

Aprovação de Lula é de 72,8%, revela pesquisa Sensus: uma pesquisa feita pelo Instituto Sensus e divulgada nesta terça-feira mostrou que a aprovação do presidente Lula segue bastante elevada. De acordo com o levantamento, o governo Lula possui aprovação de 72,8%, contra 20,2% que consideram o governo regular e 5,9% que avaliam negativamente. Na pesquisa anterior, a aprovação do presidente Lula era de 71,4%.

O levantamento também mostra que os programas sociais do governo Lula tiveram nota de 6,5, numa escala de 0 a 10. Em seguida vem a educação (6,1), habitação (5,8), geração de empregos (5,6), obras públicas (5,4), saúde (5,2), estradas (5,1) e segurança (4,6). As informações são da Folha Online.

PT realizará prévias em Minas: com o prazo encerrado na segunda-feira, 12, para inscrição das pré-candidaturas ao governo do estado de Minas Gerais, o PT anunciou que realizará prévias para a escolha do nome que o partido vai lançar na disputa pelo Palácio da Liberdade. Disputarão a indicação o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. A inscrição da chapa de Patrus foi feita na semana passada, no dia 5, enquanto Pimentel inscreveu sua candidatura de última hora, na própria segunda-feira, 12.

As prévias ocorrerão no dia 2 de maio, segundo informações do PT mineiro. Nos dias 21, 22 e 23 de maio ocorre o encontro estadual do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais, para confirmação do nome escolhido através das prévias.

Aliados de Serra se reúnem para definir estratégia: do lado demo-tucano, os partidos aliados à candidatura de José Serra (PSDB) ao Planalto também se reúnem para definir qual estratégia tomar nessa fase de pré-campanha. Neste sentido, os presidentes do PSDB, DEM e PPS tiveram uma reunião nesta tarde, onde decidiram que revidarão todas as afirmações do campo governista feitas contra Serra ou o governo FHC.

Contudo, o pré-candidato deverá ser poupado e as “respostas” deverão partir da coordenação da campanha tucana. Sérgio Guerra, presidente do PSDB e coordenador da campanha de Serra, declarou que os três partidos precisam falar “a mesma língua” nessa fase de pré-campanha. “A ideia é ter sempre gente nossa para fazer o enfrentamento parlamentar. Por incrível que pareça, isso às vezes não funciona bem”, declarou o tucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário