sexta-feira, 30 de abril de 2010

Petiscos do dia - 30 de abril



Dilma defende obras do PAC em visita a Santos: a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, cumpriu agenda, nesta sexta-feira, 30, na Baixada Santista, ao lado do pré-candidato petista ao governo de São Paulo, Aloyzio Mercadante, e da pré-candidata do PT ao Senado, Marta Suplicy. Em uma coletiva à imprensa dada na Associação Comercial de Santos, Dilma aproveitou para lembrar que após anos sem investimento, o governo Lula foi o responsável pela retomada dos investimentos em infra-estrutura, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

“Nós temos uma certeza de uma coisa: o Brasil mudou, o Brasil vai ter de planejar, nós construímos talvez toda uma política baseada no planejamento. Foi o governo Lula que resgatou a capacidade de planejar e sem isso não tem capacidade de tentar realizar e cobrar obras”, afirmou Dilma nesta manhã. A ex-ministra lembrou ainda dos desafios superados para viabilizar o PAC: “Foi mais difícil começar o do nada, sem projetos e colocar tudo no papel”.

Perguntada pelos jornalistas sobre seu estilo, que é descrito por muitos como sendo “exigente”, Dilma disparou: “Eu acho engraçado essa história. Vocês já tinham ouvido falar de um ministro duro nos últimos 20 anos? Eu nunca ouvi. É interessante que é uma mulher que é chamada de dura. Sabe por quê? Eu acho que porque eu, de certa forma, cobrei um prazo. Se me perguntar se vou continuar cobrando prazo, eu acho que se Brasil não cobrasse prazo, não existiria o pré-sal, por exemplo”.

Dilma também fez uma caminhada pelas ruas de Santos ao lado de Mercadante e Marta, sendo muito bem acolhida pela população local. A ex-ministra aproveitou para comentar a importância dos investimentos feitos em segurança pública pelo governo Lula: “Essa questão é fundamental para nós, tanto que 87% dos recursos do Ministério da Justiça são investidos em ações de segurança pública”. Sobre o crescimento da criminalidade na Baixada Santista, a pré-candidata declarou que a região precisa de medidas como as tomadas pelo governo Lula em Pernambuco e no Rio.

“Nós transformamos esses territórios de guerra em territórios de paz, levando a polícia e o Estado para essas comunidades. Foi o que fizemos no Rio e em Pernambuco por exemplo”, afirmou a ex-ministra. O pré-candidato ao governo de São Paulo, Aloyzio Mercadante, aproveitou também para dizer que o Ministério da Justiça se colocou à disposição do governo de São Paulo para ajudar no que for preciso nas investigações das mortes na Baixada Santista.

PT entra com duas representações contra o PSDB: após a guerra suja na rede incentivada pelo PSDB, através do seu tesoureiro Eduardo Graeff, o Partido dos Trabalhadores entrou, nesta sexta-feira, com duas representações contra os tucanos: uma protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a outra na Procuradoria Geral da República (PGR). Na quarta-feira, o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) denunciou o envolvimento de membros tucanos na guerra suja promovida na rede, através do registro de dois sites (www.gentequemente.org.br e www.petralhas.com.br).

De acordo com a representação feita pelo PT, “o site www.petralhas.com.br foi registrado pelo Sr. Eduardo Graeff, Tesoureiro do PSDB e Conselheiro do Instituto Social Democrata, com a intenção flagrante de atacar o Partido dos Trabalhadores. Muito embora referido site esteja fora do ar, é revelador o comportamento do PSDB e de seu Tesoureiro Eduardo Graeff, que também é coordenador de internet da pré-candidatura José Serra, em se utilizar da rede mundial de computadores para criar sites com a única intenção de desferir ofensas e ataques à honra do PT e seus filiados, notadamente Dilma Rousseff”.

O Secretário Geral do PT, deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), destacou que as representações têm como objetivo evidenciar a campanha antecipada por parte do PSDB, de forma que providências cabíveis sejam tomadas no sentido de tirar o conteúdo do ar. O documento protocolado pelo PT declara: “os ataques à honra de militantes do Partido dos Trabalhadores e ao próprio Partido são eloquentes, em clara e nítida intenção de lhe denegrir a reputação e a imagem”.

Oposição vai acionar TSE contra pronunciamento de Lula: lideranças demo-tucanas entrarão com representação no TSE, na próxima semana, questionando o pronunciamento feito em rede nacional pelo presidente Lula na noite de quinta-feira, 29. Lula falou durante 7 minutos, em horário nobre, sobre os avanços registrados ao longo de seu governo no quesito geração de empregos, destacando as políticas públicas que foram tomadas no sentido de favorecer novos postos de trabalho.

Contudo, para a oposição Lula teria feito campanha antecipada ao proferir a frase: “este modelo de governo está apenas começando”. De acordo com o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), “o que fez o presidente ontem foi se utilizar da máquina pública para fazer o proselitismo eleitoral. A campanha foi explícita”. Segundo informações da Folha Online, PSDB, DEM e PPS entrarão com uma representação conjunta na próxima semana.

O presidente do PPS, Roberto Freire, afirmou que “Lula usou cadeia de rádio e TV oficial para fazer proselitismo eleitoral. O PPS estuda requerer na justiça tempo igual para a oposição”. O inconformismo da oposição talvez seja gerado pelo fato de que eles não têm bons números referentes ao período em que estiveram no governo para mostrar sobre o mercado de trabalho.

À caça de votos, Serra percorrerá Nordeste em maio: tentando reverter a sua grande desvantagem na região Nordeste, onde Dilma tem a grande maioria das intenções de votos, o pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra, fará uma agenda intensa nos estados da região no mês de maio. Segundo informações da Folha Online, a idéia da coordenação de campanha de Serra é que ele passe cinco dias seguidos na região.

Neste período, o tucano deverá aproveitar para visitar cidades do interior. A priori, Serra cumprirá agenda no Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco, de modo que as visitas deverão se concentrar em locais que venham a ser “núcleos de desenvolvimento” em um eventual governo Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário