terça-feira, 13 de abril de 2010

Dilma cresce mais e empata com Serra, mostra pesquisa Sensus


A trajetória de crescimento da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, foi confirmada pela pesquisa Sensus divulgada nesta terça-feira, 13 de abril. A pesquisa mostra um empate de Dilma com o pré-candidato tucano, José Serra, que possui 32,7% das intenções de voto, contra 32,3% da petista. Embora empatados, as trajetórias que Dilma e Serra vêm apresentando nos levantamentos são contrárias.

Isto porque, na pesquisa realizada em janeiro, Dilma estava com 27,8% das intenções de voto, contra 33,2% de Serra. Ou seja, enquanto a petista avançou 4,5 pontos percentuais desde o último levantamento, o ex-governador de São Paulo recuou 0,5 ponto percentual, confirmando, assim, o cenário já apontado por outras pesquisas de intenção de voto, como a Vox Populi e a CNI/Ibope.

Para se ter uma idéia, em novembro do ano passado, a distância entre Serra e Dilma era de 10,1 pontos percentuais, com o tucano atingindo 31,8% das intenções de voto e a ex-ministra registrando 21,7%. No levantamento realizado em janeiro, essa diferença recuou para 5,4 pontos percentuais e agora, na rodada de abril, chega a 0,4 ponto percentual, o que configura o empate entre os dois pré-candidatos.

A pesquisa divulgada nesta terça-feira mostra também que Ciro Gomes (PSB) tem 10,1% das intenções de voto, o que representa um recuo de 1,8 pontos percentuais face aos 11,9% que ele apresentava no levantamento de janeiro. Marina Silva (PV), por sua vez, avançou 1,3 pontos percentuais, passando de 6,8% em janeiro para 8,1% em abril, de acordo com os números da Sensus. Brancos e nulos somam 7,7% e 9,1% declararam que não sabe ou não opinaram.

Cenário sem Ciro
Considerando um cenário sem Ciro Gomes, o ex-governador de SP atinge 36,7% das intenções de voto, contra 34% das intenções de voto de Dilma. Apesar do distanciamento obtido em relação ao cenário com Ciro na disputa, considerando que a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, então Serra e Dilma estão na zona de empate técnico mesmo no cenário sem o pré-candidato do PSB na disputa.

Neste cenário, Marina Silva teria 10,6% das intenções de voto e brancos e nulos somariam 9,1%. Dentre os que não opinaram ou não souberam responder, o percentual atinge 9,5%, segundo o levantamento. A pesquisa também realizou uma simulação de segundo turno: de acordo com os dados obtidos, Serra alcançaria 41,7% das intenções de voto, contra 39,7% de Dilma. Ou seja, novamente empatados.

O percentual de brancos e nulos nesse cenário de segundo turno é 10,7%, enquanto 8,5% não opinaram ou não souberam responder. A pesquisa Sensus foi feita entre os dias 5 e 9 de abril em 136 municípios de 24 Estados. Foram, ao todo, 2000 entrevistas e a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

Um comentário:

  1. Vamos lá Dilma. Quando LULLA aparecer com voce abraçada na teelevisão aí não tem para niguem, vamos serrar o outro canditado.

    ResponderExcluir