terça-feira, 23 de março de 2010

Datafolha trará avaliação pessoal de entrevistados sobre Dilma e Serra



Entre quarta (24) e quinta-feira (25), o Datafolha vai às ruas para uma nova pesquisa sobre as intenções de voto dos brasileiros para a eleição presidencial de outubro. Com uma amostra prevista de 4.120 entrevistados, a pesquisa, que deverá ser divulgada neste final de semana, trará uma informação interessante: qual a principal qualidade e qual o principal defeito de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), na opinião dos entrevistados.

A pergunta será espontânea e única, ou seja, não serão apresentadas opções aos entrevistados, de forma que estes irão associar, de acordo com o que lhes vier à cabeça, uma qualidade e um defeito para Dilma e Serra. Naturalmente, essa avaliação dependerá muito do grau de conhecimento que o entrevistado tem sobre cada um desses candidatos e, como uma boa parte do eleitorado ainda desconhece Dilma (conforme verificado pelas últimas pesquisas) , o resultado deverá ser, no mínimo, curioso.

Eleitor deve ter mais facilidade para avaliar Serra
Esta pergunta, de acordo com a ordem do questionário a ser aplicado pelo Datafolha, será feita antes da questão sobre a influência do apoio de Lula na decisão do eleitor. Isto significa que, quando for pedido ao entrevistado para ele dizer uma qualidade e um defeito de Serra e Dilma, ele ainda não terá associado qual será o nome apoiado pelo presidente Lula.

Considerando que o nome de Serra é mais conhecido que o de Dilma, os entrevistados deverão ter uma facilidade maior para apontar uma qualidade e um defeito do tucano do que da petista. Isto nos mostra que deveremos analisar com bastante cuidado a avaliação de qualidade e defeito que será atribuída a pré-candidata do PT neste momento, sempre tendo em vista qual a parcela do eleitorado que a conhece bem.

À medida que a eleição for ficando mais próxima e a campanha tiver início, é bastante possível que as avaliações sobre qualidade/defeito de Dilma sejam alteradas, visto que ela passará a ser mais conhecida e tenderá a ganhar a simpatia do eleitor, especialmente por ser a candidata do presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário