terça-feira, 23 de março de 2010

Opinião: Serra continua com velha mania tucana de "tapar o sol com a peneira"



Em meio a uma greve do magistério estadual paulista, que já entra em sua terceira semana, e também dos servidores da Saúde, o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, insiste em continuar utilizando a tática de “tapar o sol com a peneira”. Além de não mostrar disposição para o diálogo, Serra ainda tenta desqualificar o movimento grevista dos servidores públicos, alegando que a greve não passa de “movimento de marketing”.

Na segunda-feira, o Secretário Estadual de Educação, Paulo Renato de Souza (ex-ministro da Educação de FHC), anunciou que aumentaria o valor pago em bônus dos salários dos professores, mas seguiu o anúncio já ameaçando os professores em greve. Segundo o secretário, os docentes que se encontram em greve terão um bônus menor em 2011, devido aos dias faltados. Isso mostra um desrespeito frontal aos servidores da educação, além de uma retaliação a algo que é garantido por lei – o direito de greve.

Categoria reivindica aumento real do salário básico
A greve dos professores paulistas, iniciada no dia 8 de março, tem uma ampla lista de reivindicações, mas a principal delas é o aumento de 34,3% referentes a perdas salariais que se acumularam nos últimos anos. Na publicidade oficial do Palácio dos Bandeirantes, fala-se muito em valorização do magistério, mas a verdade é que essa valorização é mito, visto que o custo de vida subiu numa proporção muito maior que o salário básico dos professores da rede estadual.

E Serra ainda tenta tapar o sol com a peneira oferecendo bônus aos professores, sem, contudo, falar nada a respeito de um aumento real nos salários, que é o mais importante para a categoria. E o pior: o governo de São Paulo demonstra ainda uma indisposição total ao diálogo com os professores. Para se ter uma idéia, em audiência pública marcada para a tarde desta terça-feira, 23, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o secretário da Educação de SP não apareceu!

Mais uma prova do descaso: nem o vice-líder do governo na Alesp deu as caras para debater o movimento de greve do magistério paulista! Sem contar que, enquanto a adesão à greve já atinge mais de 60% da rede estadual de ensino, a Secretaria Estadual de Educação insiste em dizer que apenas 1% da categoria está em greve. Vê-se, dessa maneira, o desrespeito que o governador Serra tem para com os servidores do Estado!

E o descontentamento é generalizado: servidores da saúde já estão parados desde segunda-feira e a polícia civil também deve iniciar uma greve. Pelo visto, Serra deve se desincompatibilizar do cargo na próxima semana e deixar o governo de SP sob uma insatisfação generalizada do funcionalismo público. E agora, José?

Um comentário:

  1. Pessoal do Boteko Vermelho, voces não estão vermelhos de vergonha por tudo que está acontecendo agora, depois da eleição onde Dilma ganhou? Cadê o PAC??? Vão privatizar os aeroportos?!?!!? , Por onde anda pre-sal?? E a PEC-300?? o gato comeu?? Hum, acho que voes vão desbotar. sim, manos, vão ficar cor-de-rosa!!!!

    ResponderExcluir