quarta-feira, 31 de março de 2010

Petiscos do dia - 31 de março


Dima deixa o ministério para disputar Presidência da República: Atendendo ao prazo de desincompatibilização estabelecido pelo TSE, a agora ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e mais nove ministros deixaram nesta quarta-feira, dia 31 de março, seus cargos. Dilma, pré-candidata do PT à Presidência da República, fez um discurso emocionado, destacando as principais realizações do governo Lula nestes 7 anos e três meses e também estabelecendo comparações com o período anterior.

A ex-ministra dirigiu-se ao presidente Lula, dizendo: “o governo do senhor é um momento importante, de ápice, de vitória: talvez o mais longo momento de vitória de todos esses que lutaram experimentaram em sua vida”. “A geração que me sucedeu conseguiu realizar seus sonhos. Seu governo mostrou que um País só pode ser soberano se seu povo tiver condições de sonhar”, declarou Dilma.

A pré-candidata do PT ainda disse que “sob a sua liderança, presidente, que fez tanto, o Brasil está pronto pra fazer muito mais”, e acrescentou: “Nós nos despedimos, mas não somos aqueles que estão dizendo adeus, somos aqueles que estão dizendo até breve”.

Lula manda recado para oposição: Na solenidade de despedida dos 10 ministros, o presidente Lula discursou e declarou que quem quiser derrotá-lo terá que trabalhar mais do que ele. "Tem de trabalhar que nem um desgraçado, e quem quiser me derrotar, vai ter de trabalhar mais do que eu", declarou o presidente. Sobre a saída dos ministros, Lula declarou que é um momento muito difícil na vida de um político.

O presidente lamentou que companheiros que “vestiram a camisa do governo” estivessem saindo e declarou que gostaria que eles ficassem até o final do mandato. Para Lula, montar uma boa equipe é fundamental para o sucesso de qualquer governo. O presidente ainda destacou a relação de confiança e respeito que estabeleceu neste período com os membros do seu Ministério.

Serra também deixou o cargo nesta tarde: no Estado de São Paulo, o governador José Serra (PSDB) também transferiu o cargo para o seu vice, Alberto Goldman (PSDB), nesta tarde, para disputar a Presidência da República. A cerimônia, iniciada com uma hora de atraso, foi marcada por um balanço de gestão apresentado por Serra, que esteve à frente do Palácio dos Bandeirantes desde 2007.

O evento contou com a presença de lideranças de partidos aliados, como o DEM e o PPS. Além disso, a cúpula tucana instalou dois telões do lado de fora da Assembléia Legislativa para que a cerimônia pudesse ser acompanhada pelos “militantes” que foram mobilizados pelo PSDB. Em um dos trechos do seu discurso, Serra declarou que “governamos para o povo, não para os partidos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário