sábado, 27 de março de 2010

Eleições 2010: final de semana de decisões para o PT do Maranhão e do Rio




O final de semana está sendo agitado em dois diretórios estaduais do Partido dos Trabalhadores. No Maranhão, o PT esteve reunido desde a noite de sexta-feira, 26, para definição da tática eleitoral deste ano no Estado, especialmente no que se refere à formação da chapa majoritária. No Rio de Janeiro, por sua vez, o Partido realizará no domingo, 28, prévias para escolha do candidato petista a uma das vagas ao Senado.

Tanto no PT maranhense quanto no fluminense, a disputa interna não significa menor união do Partido para fazer o enfrentamento à oposição demo-tucana. Nos dois diretórios, o discurso é unânime do que diz respeito à necessidade prioritária de eleger Dilma Presidente da República neste ano. Dessa maneira, feitas as prévias, o PT deverá sair coeso nos dois estados, de modo a garantir palanques fortes para Dilma tanto no Maranhão quanto no Rio.

Surpresa no Maranhão: ala pró-Flávio Dino vence
No Maranhão, a disputa ocorria entre duas teses. Uma defendia o apoio à candidatura de Flávio Dino (PCdoB), enquanto a outra, então favorita a vencer a disputa, defendia o apoio à candidatura de Roseana Sarney (PMDB). Após a realização de debates que se alongaram por todo este sábado, 27, os delegados do encontro realizaram uma votação aberta e para surpresa geral, a ala pró-Flávio Dino obteve o voto de 87 delegados, contra 85 votos da ala pro-Roseana, vencendo, assim, a disputa.

Com relação à tática para o Senado, aprovou-se no encontro que o PT disputará uma das vagas, sendo indicadas duas pré-candidaturas: a de Bira do Pindaré e Kleber Gomes. A escolha do candidato do Partido para a disputa ao Senado ocorrerá no próximo dia 21 de maio, em um novo encontro do PT estadual.

PT-RJ realiza prévias para escolha de candidato ao Senado
No Rio de Janeiro, por sua vez, o problema é menor, visto que o partido já definiu apoio à reeleição do atual governador Sérgio Cabral (PMDB). Neste sentido, no domingo, os filiados do PT-RJ irão às urnas para escolha do candidato que representará o partido na disputa pelo Senado. Existem dois pré-candidatos: a ex-governadora Benedita da Silva e o atual prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias.

Benedita tem um cenário de favoritismo, já que conta com o apoio de 7 dos 10 prefeitos petistas do Estado, além de um apoio maciço dos sindicatos. Vale destacar que, segundo pesquisa Vox Populi divulgada na sexta-feira, o nome de Benedita é mais competitivo que o de Lindberg, já que a ex-governadora aparece com 31% das intenções de voto para o Senado (empatada com César Maia, do DEM), enquanto o prefeito de Nova Iguaçu possui apenas 14% das intenções de voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário