sábado, 25 de dezembro de 2010

Ironia da (in)segurança pública tucana: bandidos assaltam presídio no interior de SP

Que segurança pública não seja lá o forte dos tucanos, isso não é novidade para ninguém. Agora, a história que se segue, de tão surreal que é, até parece uma piada. Mas infelizmente não é. Aconteceu nessa quinta-feira, 23, no interior de São Paulo, estado administrado pelo PSDB há 16 anos. À primeira vista, seria apenas mais um assalto a constar nas longas estatísticas do estado mais rico da federação, não fosse apenas um pequeno detalhe: os bandidos não assaltaram uma casa ou um comércio, mas sim um presídio! Sim, é exatamente isto que está escrito. Confira abaixo a reportagem do Estadão do dia 24 de dezembro:

Seis homens armados entraram ontem (23), às 6h40, no Instituto Penal Agrícola(IPA) de São José do Rio Preto e roubaram R$ 180 mil. O dinheiro serviria para pagar os salários dos cerca de mil presos que cumprem pena em regime semiaberto no IPA, trabalhando na unidade prisional. Um agente ficou ferido.

Era com esse dinheiro que muitos deles contavam para pagar passagens de ônibus e visitar seus parentes e comprar presentes de Natal para seus filhos. O malote com o dinheiro do chamado pecúlio dos presos foi levado pelos assaltantes. Os criminosos entraram no IPA e dominaram os agentes prisionais que estavam na portaria - eram 15 agentes de segurança penitenciária e outros dez funcionários e diretores do lugar.

Os presos do semiaberto estavam recebendo o pagamento quando o bando chegou. Os criminosos dominaram o motorista de uma van que ia transportar os detentos do presídio para a rodoviária para fugir - ela foi abandonada depois. Os ladrões feriram um agente, que foi levado à Santa Casa da cidade, medicado e liberado
.”

Mais surrealismo na segurança pública de São Paulo
Quem pensa que esse assalto ocorrido no IPA, que está prestes a ser substituído por um CPP (Centro de Progressão Penitenciária), é um ponto fora da curva, engana-se totalmente. Casos como este, de tão freqüentes no estado de São Paulo, já estão deixando até de serem considerados surreais. Em abril deste ano, por exemplo, foi encontrado próximo ao Presídio de Avaré, também no interior de São Paulo, um estilingue gigante, que seria usado por criminosos para atirar celulares para dentro do presídio, como pode ser visto aqui.

A audácia dos bandidos parece não ser maior apenas que a ineficiência das políticas de segurança pública do governo tucano em São Paulo. Vale lembrar que neste ano, os principais indicadores de segurança interromperam uma série de melhoras e voltaram a registrar um aumento da criminalidade em todo o estado, mas, sobretudo, no interior. Como pode ser visto neste artigo, houve uma piora generalizada dos índices de criminalidade logo no início desse ano. Apesar da taxa de homicídios continuar caindo, outros tipos de crime, como o tráfico de drogas, tem aumentado sistematicamente no estado.

Inclusive, o tráfico de entorpecentes tem sido um problema muito grave no Estado de São Paulo, como mostram os números da própria Secretaria de Segurança Pública. Para se ter uma idéia, no 3º trimestre deste ano foram registradas em todo o estado 8.043 ocorrências de crimes relacionados ao tráfico de drogas, o que representa um forte crescimento de 11,3% na comparação com igual período de 2009. A maior incidência do tráfico tem sido no interior: entre julho e setembro de 2010, foram 5.365 ocorrências de tráfico de drogas, 12,7% acima do mesmo trimestre do ano anterior. Vale destacar que no acumulado do ano, o tráfico de entorpecentes no estado é 11,2% superior ao acumulado entre janeiro e setembro do ano passado.

Isso mostra que, não obstante à queda na taxa de homicídios verificada no estado e tão alardeada pelo governo tucano, o tráfico de drogas constitui, hoje, um grave problema para a segurança pública paulista. Seu combate passa necessariamente por maiores investimentos em inteligência policial, para que possam ser descobertas e desmontadas as principais conexões da rede do narcotráfico no estado. É preciso que a Secretaria de Segurança Pública encontre uma solução rápida para este problema, pois suas próprias estatísticas revelam um crescimento absurdo dessa modalidade de crime nos últimos trimestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário