quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O abraço fraterno de um líder em seu povo

Mais que um discurso de despedida ou o balanço de governo de um Presidente a poucos dias de deixar o cargo, o pronunciamento à Nação feito por Lula na noite desta quinta-feira, 23, foi um verdadeiro abraço de vitória dado em todo o povo brasileiro. Vitória que vai além do aspecto eleitoral, que deve ser vista para além da passagem da faixa presidencial para Dilma Rousseff, a candidata escolhida por Lula e pela maioria dos brasileiros, que através do seu voto em outubro deste ano legitimaram a vitória da petista. Falamos aqui da vitória popular, da vitória de um povo que nestes últimos anos conquistou a estabilidade macroeconômica, o avanço social, a geração de milhões de empregos e, sobretudo, a confiança em um amanhã melhor.

Hoje, cada brasileira e cada brasileiro acredita mais no seu país e em si mesmo. Trata-se de uma conquista coletiva de todos nós. Se algum mérito tive, foi o de haver semeado sonho e esperança. Meu sonho e minha esperança vêm das profundezas da alma popular, do berço pobre que tive e da certeza de que com luta, coragem e trabalho a gente supera qualquer dificuldade. E quando uma pessoa do povo consegue vencer as dificuldades gigantescas que a vida lhe impõe, nada mais consegue aniquilar o seu sonho nem sua capacidade de superar desafios. E quando um país como o Brasil cuja maior força está na alma e na energia popular passa a acreditar em si mesmo, nada, absolutamente nada, detém sua marcha inexorável para a vitória”.

Falamos também da vitória conquistada pelo povo ao ver ali, ocupando o posto mais alto do Executivo nacional, um ex-operário, que viveu na pele o sofrimento que milhões de brasileiros passam no dia-a-dia. Lula é mais que um Presidente ou um Estadista. Porque Presidentes ou Estadistas nem sempre guardam com o povo a relação que Lula conseguiu estabelecer: por mais que sejam próximos da população, poucos são os que conseguem o que Lula conseguiu. Lula é o povo. Lula representa milhões de brasileiras e brasileiros que, em meio aos percalços cotidianos, transformam as adversidades em força para seguir na luta.

Foi com essa energia no peito que nós, brasileiros e brasileiras, afugentamos a onda de fracasso que pairava sobre o país quando assumimos o governo. Agora estamos provando ao mundo e a nós mesmos que o Brasil tem um encontro marcado com o sucesso. Se governei bem foi porque, antes de me sentir presidente, me senti sempre um brasileiro comum que tinha que superar suas dores, vencer os preconceitos e não fracassar. Se governei bem foi porque, antes de me sentir um chefe de Estado, me senti sempre um chefe de família, que sabia das dificuldades dos seus irmãos para colocar comida na mesa, para dar escola para seus filhos, para chegar em casa todas as noites a salvo dos perigos e da violência”.

E se Lula representa o próprio povo, ele tem um olhar que outros chefes de Estado que o antecederam não tiveram. Lula veio do povo e, assim sendo, não teve o olhar elitista que marcou épocas anteriores. Lula foi o Presidente que governou para todos os brasileiros e não apenas para uma minoria, deixando a maioria de fora. Em um país tão grande, seja nas suas dimensões continentais ou na sua diversidade cultural, Lula mostrou que um governo só é amado e respeitado pelo povo se não ignora a maioria. Lula mostrou também que é possível sim governar com coração e com a razão, ainda que as elites – aquelas que governaram o país por tanto tempo e nada fizeram pelo povo – diga que isso é populismo.

Se governamos bem foi, principalmente, porque conseguimos nos livrar da maldição elitista que fazia com que os dirigentes políticos deste grande país governassem apenas para um terço da população e se esquecessem da maioria do seu povo, que parecia condenada à miséria e ao abandono eternos. Mostramos que é possível e necessário governar para todos, e quando isso se realiza, o grande ganhador é o país”.

Lula mostrou ao povo a importância de se quebrar tabus. Houve um tempo em que a elite quis que o povo acreditasse que era necessário primeiro fazer o bolo crescer para depois distribuir. Houve um tempo em que a elite quis que o povo acreditasse que ele – povo – nunca poderia chegar à Presidência e que este cargo só poderia ser ocupado por doutores que ostentassem em suas paredes diplomas e títulos acadêmicos. Houve um tempo também em que quiseram que o povo acreditasse que o Brasil era um país de terceiro mundo, mas que estava caminhando para no futuro ser um país melhor. E esse futuro nunca chegava. Houve um tempo em que o machismo da elite não admitia uma mulher na Presidência. Lula rompeu todos esses tabus.

A minha maior felicidade é saber que vamos ampliar todas essas conquistas. Minha fé se alicerça em três fundamentos: as riquezas do Brasil, a força do seu povo e a competência da presidenta Dilma. Ela conhece, como ninguém, o que foi feito e como fazer mais e melhor. Tenho certeza de que Dilma será uma presidenta à altura deste novo Brasil, que respeita seu povo e é respeitado pelo mundo. Este país que, depois de produzir seguidos espetáculos de crescimento e inclusão, vai sediar os dois maiores eventos do Planeta: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Este país, que reduziu a desigualdade entre as pessoas e entre as regiões, e vai seguir reduzindo-a muito mais. Este país, que descobriu que não há maior conquista do que recuperar a autoestima do seu povo”.

Lula mostrou aos brasileiros que não se pode fugir das lutas, por maiores que elas sejam. Imaginem a primeira coisa que passou pela cabeça do nosso Presidente quando ele subiu aquela rampa, em 1º de janeiro de 2003, e passou a ser oficialmente o responsável por milhões de brasileiros. Quem naquele dia apostou que Lula se deslumbraria com o poder e esqueceria suas raízes, enganou-se totalmente. E por não renegar sua origem e trabalhar arduamente pelo povo, Lula foi apoiado pelos brasileiros, inclusive nos momentos mais difíceis de seu governo.

Quero encerrar com um pedido enfático e um agradecimento profundo. Peço a todos que apoiem a nova presidenta, assim como me apoiaram em todos os momentos. Isso também significa cobrar, na hora certa, como vocês souberam me cobrar. A cobrança foi um estímulo para que a gente quisesse fazer sempre mais, e o amor de vocês foi a minha grande energia e o meu principal elemento. Agradeço a vocês por terem me ensinado muitas lições e por terem me fortalecido nas horas
difíceis, e ampliado a minha alegria nas horas alegres. Saio do governo para viver a vida das ruas. Homem do povo que sempre fui, serei mais povo do que nunca, sem renegar o meu destino e jamais fugir à luta
”.

Como um abraço bem forte, aqueles de carinho fraterno mesmo, assim são as palavras de despedida de Lula. Mais que as palavras de um Presidente ou de Estadista, mas as palavras de um companheiro, que agora após colocar o Brasil nos rumos do desenvolvimento, retorna às suas origens com seu dever cumprido. Dentro de oito dias, Lula passará a faixa à companheira Dilma, escolhida por mais de 55 milhões de brasileiros para dar continuidade a este governo exitoso iniciado há oito anos. E o que acontecerá com Lula? Lula estará para sempre no coração de milhões de brasileiros.

Não me perguntem sobre o meu futuro porque vocês já me deram um grande presente. Perguntem, sim, pelo futuro do Brasil e acreditem nele porque temos motivo de sobra para isso. Minha felicidade estará sempre ligada à felicidade do meu povo. Onde houver um brasileiro sofrendo, quero estar espiritualmente ao seu lado; onde houver uma mãe ou um pai com desesperança, quero que minha lembrança lhes traga um pouco de conforto; onde houver um jovem que queira sonhar grande, peço-lhe que olhe a minha história e veja que na vida nada é impossível. Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos meus dias. Mais que nunca, sou um homem de uma só causa e essa causa chama-se Brasil. Um feliz Natal e um próspero Ano Novo, e muito obrigado por tudo”.

Um comentário:

  1. Excelente texto!tenho orgulho de ter o presidente Lula como referencial!e tenho convicção que o Brasil vai avançar Dilma vez por todas!
    Valeu Presidente Lula!

    ResponderExcluir